quarta-feira, 11 de junho de 2008

Spinning Boris



Realizado por Roger Spottiswoodle em 2003, este filme é baseado em factos

puramente reais e pretende demonstrar a importancia que os consultores

políticos da comunicação têm.


Três americanos são contratados e seguem viagem para Moscovo em 1996.


Dar uma reviravolta naquilo que eram as sondagens, 6 % Boris Yeltsin e 30%

para Zyuganov, era a intenção destes norte-americanos, e o porquê de eles

terem sido contratados.


Aos poucos e poucos a imagem de Boris vai sendo mudada, as suas atitudes vão

mudando, planta árvores, já coloca um sorriso no rosto...


Contudo os números apesar de aumentarem com esta mudança, não são

suficientes para ganhar as eleições.

Então surge uma ideia:
Mostrar as imagens dos ataques bolcheviquianos, através de flyers ou out-doors.
Neste filme podemos encontrar alguns aspectos técnicos interessantes de serem analisados, como é o caso do soundbite "Mantenha a Russia Segura".
O uso do Focus Group, onde uma serie de individuos foi colocada numa sala onde foram testados com perguntas. Perguntas essas que foram mudadas pelos russos, que adulteraram de certa forma o questionário.
Outra técnica utilizada foi a campanha negativa, várias vezes recusada por a filha de Yeltsin, que não conseguiu ceder às "promessas" eleitorais que essa mesma campanha acarretava... a vitória!
Cá está a tal parte que referi num post anterior, em que mencionei que, a campanha negativa às vezes traz vantagens, consoante a mentalidade da sociedade em que esta for usada!
Em Portugal tal como Custódio Oliveira disse, talvez não seja muito bem aceite, mas ali...foi!



Sem comentários: