quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mensagens carregadas de nuvens de fumo, ou nuvens de fumo carregadas de mensagens?

É notorio e sabido, que as mensagens, os press-releases que chegam todos os dias às redacções, trazem mais do que aquilo que lá diz. Trazem com elas, acarretam, um enorme interesse que não vem objectivamente explicito para o jornalista, mas que quem a envia sabe bem quais as consequências da sua proliferação, pois tal qual como disse no primeiro "post", tudo é premeditado e tudo tem uma finalidade!

Isto é dito pelo norte-americano Daniel Boorstin, que fez questão de "criar" a palavra - PSEUDO-EVENTOS, que não é mais do que o uso dos meios de comunicação social, de massa preferencialmente, para difundir a sua imagem.
Daniel Boorstin defendia que as pessoas, essencialmente celebridades, políticos, e pessoas com uma carga de notoriedade acima da média, usavam os media para difundir a sua imagem, sendo assim reconhecidos pela imagem, e não pelo que faziam. Imagem é mais forte que os actos.

Um bom exemplo de todas estas cortinas de fumo, é o uso da abertura do telejornal, para fazerem directos. Toda a gente sabe, que as 20 horas, horário nobre, a maioria da sociedade está "ligada" nos telejornais, e se os podemos usar em nosso beneficio...porque não?
Vejamos o caso de Fernanda Felgueiras, que soube usar lindamente aquilo que estava a seu dispor... E... como é certo... os media compactuaram com toda esta farsa que vimos na televisão nacional. Uma mulher, a usar da maneira que quis e bem lhe apeteceu, os orgãos de comunicação social da maneira que lhe deu mais jeito!
Assim, e como Estrela Serrano diz, tudo é premeditado, mas, aos olhos das pessoas tudo parece obra do acaso!

Contudo permitam-me a pergunta...
Assistimos a toda esta farsa... a todas estas premeditações... Mas não será o jornalista também culpado? Não terá ele também culpa no cartório? A final de contas...se nós pensamos que tudo isto é pensado ao pormenor...muito mais pensará um jornalista que trabalha e lida diariamente com toda esta penopolis de acontecimentos e está perfeitamente habituado a estas cortinas de fumo!
Mas não será que estas cortinas de fumo também dão jeito para que haja audiências, no caso das televisões e rádios, e para que aumente as vendas, no caso da imprensa?
Hoje em dia muita gente se põe a jeito dos orgãos de comunicação...
O que interessa é ser falado...se é bem ou mal pouco importa! O que importa é aparecer!

Não posso deixar de falar também num aspecto que foi mencionado e que é bastante importante. Não é so os pseudo-acontecimentos, ou pseudo-eventos, que ganham corpo hoje em dia... As fugas de informação também começam a ser usadas em grande escala hoje em dia.
E novamente...é mais do mesmo! Tudo premeditado.
Vejamos o caso que o professor falou na passada aula, o caso que desconhecia mas que suscitou particular interesse.
O célebre caso de Joseph Wilson e a sua mulher, na altura agente da CIA.

Em conclusão, tudo serve para atingir os objectivos. Pseudo-acontecimentos, Fugas de informação, manobras de bastidores, pouco importa...o que importa é que a mensagem passe, ou seja, que o objectivo seja alcançado.



Em Os Homens do Presidente...

Esperar que a notícia seja proliferada...ou difundi-la, da maneira que nós queremos ?
Acarreta riscos esperar que a comunicação social difunda as informações que tem conhecimento, portanto, e tal como vimos em Os Homens do Presidente, eles optaram sempre, por dar a "sua versão dos factos", em vez de esperar que a comunicação social explore o assunto da maneira que bem lhe entende.
Foi o caso de Leo num dos episódios.
Houve uma fuga de informação, ou simplesmente um descortínio da mesma, em que se soube que Leo, fora alcoolico outrora. Assim sendo, a Casa Branca decidiu fazer um comunicado logo pela manhâ, mal se soube dessa fuga de informação, ao invés de esperar que a comunicação social fosse para o ar com essa notícia.
Resolver o problema praticamente antes que ele aconteça...

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