quarta-feira, 11 de junho de 2008

O "achincalhar" trará vantagens?

Foi um dos temas abordados numa das conferências efectuadas no Isla Gaia e que contou com a presença de Custódio Oliveira.
Segundo o próprio, utilizar campanhas negativas, achincalhando os nossos opositores, em nada traz vantagens nem benefícios próprios, pois o povo português, tem sangue latino.
Contudo, há países em que isso é usado exacerbadamente, e traz beneficíos, vejamos o caso do chile, ou mesmo da russia.

Nos dias que correm é cada vez mais usado a campanha negativa, para tirarmos benefícios próprios.
Vejamos o caso dos cartazes, que foram colocados nas ruas, em que uma mensagem do PS era alvo de crítica por parte do PSD, e vice-versa.
Contudo há dois aspectos que acho serem importantes de serem realçados.
Não sei se estarei correcto ou não em tecer estas considerações, mas acho-me no pleno direito de as poder fazer.
Reparem só que os cartazes com visões negativas para o lado do PS, são "assinados" , ou da autoria de JSD e não do partido PSD.
Terá isto algum fundamento?
Julgo que sim... Apesar da JSD ser um grupo, uma organização ou um movimento, que defende os ideais do PSD, podia muito bem a certa altura , ser desacreditada por parte do seu partido (PSD).
Talvez um pouco confuso a minha ideia, mas tentarei explicar de melhor forma.
Imaginemos um confronto directo, um debate numa estaçao publica, entre os dois líderes.
José Sócrates vs Santana Lopes.
José Sócrates poderia muito bem usar a seu favor, a campanha negativa da "jota", mas, por sua vez, Santana poderia também fazer valer o não uso de PSD. Assim, poderia por as culpas num movimento chamado JSD, e que aqueles cartazes não foram obra do Partido Social Democrata.
O outro aspecto que julgo ser de realçar, é que como vemos, o PS ganhou as eleiçoes, e de nada serviram as campanhas mediáticas negativas, para tentar vencer as eleições.
Assim sendo, usar uma campanha negativa, acarreta riscos, e não são tão poucos quanto isso.
Podem manchar a imagem quer de quem é o alvo, quer de quem é o "atirador furtivo".
Um bom exemplo de manchar a imagem do atirador, é o caso das considerações feitas por Marcelo Rebelo de Sousa, crítico da Rtp, e que teceu sérias críticas ao seu partido.
Mas, de realçar ainda outro aspecto que foi debatido na aula...
Quem é alvo de uma campanha negativa, deve responder da mesma moeda?
José Sócrates é bem exemplo de que não se deve responder com a mesma moeda... contudo... as sociedades são diferentes, as mentalidades de povo para povo divergem, e como tal não há na minha opinião uma resposta certa e convicta para esta questão.

Não quero deixar de mencionar também um caso que me desagradou bastante. As ultimas eleições para o cargo de lider do PSD. Entre os 4 candidatos, o objectivo fulcral foi sem dúvida criticar as atitudes de cada um, quer atitudes passadas, quer atitudes vindouras.
"Criticai-vos uns aos outros como eu vos critiquei", talvez seja um bom lema para a política actual... ou então " Quando crítica um português, criticam logo dois ou três".
Criticas...E mais criticas... Elas são bem precisas! Mas desde que sejam construtivas...
Criticar sem argumentos, para tentar angariar notoriedade em nosso prol, torna-se entediante.

Em Os Homens do Presidente...

Como não podia deixar de ser, também nos Homens do Presidente a campanha negativa foi abordada.
O achincalhar, foi neste caso usado com uma campanha publicitária, que denegria a imagem mediática do opositor de Barlet. Terá sido encomendado? Sinceramente acho que não ficou muito explicítio isso na serie, o que se torna sempre agradavel porque nos deixa a imaginar. Não terá sido isso obra de um Spin Doctor? Um spin doctor que ninguém viu entrar na serie?

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