quarta-feira, 11 de junho de 2008

O spinning...

Tal como nos foi dito nas aulas, ser um spin doctor não é fácil.
E não é fácil também tecer uma definição para o que é um spin doctor. Mesmo os próprios às vezes acabam por não saber que o são.
Não é um cargo que é exercido por alguém... Ninguém diz que é um Spin Doctor, contudo pode ser conhecido por fazer Spinning, pelo conjunto de coisas que lhe é entregue, pelo conjunto de tarefas que desenrola, pode ser considerado indirectamente de Spin Doctor.
Assim, um Spin Doctor é um elo de ligação indirecto, é a ponte, entre o seu empregador, e o jornalista, o publicitário...
Não confundir um Spin Doctor, com um assessor, pois o Spin estabelece uma ligação indirecta, e um assessor intermedia directamente!
Está maioritariamente ligado à manipulação de informação, às manobras de bastidores.
Um bom exemplo disso é Karl Rove, ou o Cérebro de Bush, como é apelidado na América.
Consegue manipular a opinião publica.
Se a opinião publica tem uma ideia pré concebida, ele dá a volta, manipula a mente das pessoas.
Manipular informações, para que crie uma boa imagem do seu empregador é o objectivo primordial.
Como bom exemplo disso temos o caso da jornalista Jessica Lynch, em que a versão oficial e a versão verídica é bastante deturpada.

Ou então temos o célebre caso que nos foi contado pelo professor no primeiro semestre, em que se via G.W.Bush em pela confraternizaçao com os soldados Americanos, a comerem Perú, ou então talvez não estivessem... O perú era de plástico, mas a imagem que passou era de que o Perú era bem real.

Conclusão, só quem esteve presente soube realmente que não havia perú nenhum e a imagem de Bom Samaritano passou nas televisões um pouco por todo o país.


A questão que se coloca é a seguinte... Será um Spin Doctor, alguém imprescindível?
Na minha opinião acaba por ser, porque está atento a tudo o que se passa, pensa numa solução antes dos problemas aparecerem.
O exemplo mais flagrante disto é Karl Rove. Um exímio mestre na arte de spinning.
Mais flagrante ainda, e algo que "apoia" a minha tese de que um spin doctor é essencial, muito mais um Karl Rove, é o enfraquecimento que a casa branca sofreu, desde que este abandonou o seu cargo.

Sem comentários: